Consulte seu CPF e Score Grátis

Milhares de pessoas têm dívidas e precisam consultar a situação do seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) na lista dos devedores. Em dezembro do ano passado (2018), o percentual de famílias com contas atrasadas no Brasil era de 22,8%, segundo estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Hoje, está mais fácil consultar a situação do CPF pela internet e de forma gratuita. As empresas de proteção ao crédito Boa Vista SCPC e Serasa oferecem esses serviços para os consumidores. Basta acessar os sites e consultar gratuitamente o CPF assim como o score, que é a pontuação baseada no histórico de pagamentos, busca de créditos no mercado e informações cadastrais do cliente.

Através do site do Serasa Consumidor, você pode consultar seu CPF e score gratuitamente pela internet ou aplicativo. É preciso fazer um cadastro e informar dados pessoais, como nome completo, telefone e e-mail, dentre outros. De acordo com informações do Serasa, são feitas cerca de 30 milhões de consultas por semana.

O SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) também permite a consulta de forma gratuita aos consumidores. Quem precisar saber se o CPF está na lista dos devedores e qual a pontuação do seu score, deve entrar no site da empresa e fazer um cadastro para verificar se está com dívidas vencidas conforme os dados da instituição.

É preciso fazer uma consulta completa

É importante consultar o site dos dois órgãos de proteção ao crédito, pois cada um deles tem informações sobre certas empresas. Por isso, é preciso consultar os dois porque seu CPF pode estar negativado em apenas uma instituição. Pode estar com débitos em um e em outro essa pendência pode não aparecer e você pode ficar sem saber de outras dívidas existentes. Isso pode atrapalhar seu objetivo de financiamento, empréstimos e obtenção de crédito nos bancos e instituições financeiras.

Após o pagamento, empresa deve retirar o nome do consumidor dos órgãos

Assim que a empresa inclui o nome do consumidor na lista dos devedores, ela precisa alertar esse consumidor com dez dias de antecedência para formalizar a negativação. Quando você paga a dívida, a responsabilidade para retirar o nome da lista dos negativados é da empresa que pediu a inclusão em alguma dessas instituições de proteção do crédito. Quando o consumidor realiza o pagamento, a empresa tem cinco dias para retirar o nome da pessoa da lista de devedores. Quem faz a comunicação é a própria empresa, o consumidor não precisa fazer nada. Caso a dívida seja paga em parcelas, após cinco dias do pagamento da primeira parcela, o nome do consumidor deve ser retirado.

Mas o que é Score?

O Serasa Score é uma pontuação entre 0 e 1000 e tem o objetivo de indicar qual a probabilidade de um determinado grupo de pessoas que têm hábitos similares pagarem as contas pontualmente, ou seja, é a pontuação dos consumidores com comportamentos financeiros parecidos, considerado de grande utilidade para acompanhar e controlar a vida financeira.

Os comerciantes geralmente utilizam essa pontuação como fonte de informação para decidir se vai conceder ou não financiamentos e empréstimos aos consumidores, além de suas próprias políticas de crédito internas. O Serasa Score é um dos métodos estatísticos do mercado utilizado especificamente para analisar o risco de crédito. As empresas também podem utilizar outras formas de análise de crédito, porém, o score consumidor é uma grande tendência, presente nas maiores economias do mundo.

O score é avaliado na hora da consulta, levando em consideração as informações disponíveis na base de dados do Serasa. A pontuação poderá melhorar se o cliente limpar o nome, pagar suas contas em dia e atualizar seus dados cadastrais. É importante também abrir o cadastro positivo no Serasa para melhorar a qualidade dos dados do Serasa Score, pois as informações de contas pagas em dia também têm um grande peso nessa pontuação.

O acesso a essa pontuação serve como uma motivação para que o consumidor melhore seu modo de lidar com o crédito e suas formas de utilização e ajuda as pessoas a aprender a ter um planejamento financeiro de forma a não cair na inadimplência. De cada 10 brasileiros, 8 têm dívidas com o cartão de crédito segundo dados da CNC, o que representa o maior percentual de dívida tanto na classe alta renda quanto na classe baixa renda, sendo que o financiamento de veículos representa a segunda maior dívida das pessoas de alta renda e o carnê de lojas também representa grande parte das dívidas de pessoas de baixa renda.

Vantagens de consultar seu CPF e Score grátis

As vantagens de saber a situação do seu CPF e score são inúmeras, desde ficar ciente que seu nome pode estar negativado (evitando sustos e situações desnecessárias), até saber o valor da dívida para entrar em contato com a instituição financeira e propor um possível acordo de pagamento para a retirada do seu nome dos órgãos de proteção ao crédito. Assim, você pode voltar a fazer compras e adquirir bens importantes como a casa própria e um veículo. Além disso, é muito importante ter um bom score, para garantir que você possa realizar empréstimos e financiamentos, caso precise. Porém, isso deve ser feito com muito planejamento financeiro para que seu nome não volte a ser inscrito na lista dos negativados. Usar o crédito com consciência é muito importante para evitar novos problemas financeiros. Lembre-se: o crédito deve ser visto com um aliado para situações em que você realmente precise e sempre deve ser utilizado com muita cautela para que você não contraia dívidas que não possa pagar no futuro.